Perfil de:
Borandá

Dani Gurgel

www.danigurgel.com.br   www.myspace.com/danigurgel
Carregando

Dani Gurgel lança o DVD Viadutos

Com vista para o centro de São Paulo, Viadutos traça(m) as conexões e parcerias nas composições de Dani Gurgel com Romulo Fróes, Rafa Barreto, Filó Machado, Maria Schneider...

"Viadutos não é só o nome do edifício no qual a gente gravou esse DVD. Viadutos são conexões entre as pessoas, entre a música das pessoas, entre a vida das pessoas na cidade... E é isso que eu quero com a minha música.", afirma Dani Gurgel em trecho do making of, gravado na sala de casa. “Uma questão central foi sempre a de ser uma experiência intimista.”, revela o diretor Vinicius Calderoni.

Gravado no alto do Edifício Viadutos, marco da arquitetura paulistana, usando a vista para o centro da cidade como cenário, o novo trabalho de Dani Gurgel traz pequenos contos da cidade, histórias com as quais todos podem se identificar, como explica na canção Sinceramente (Edu Luke/Dani Gurgel): “Pra ser sincera, eu falo do meu quintal. E torço pra que o teu se pareça”.

Das tardes de domingo na casa da avó Neneca (Debora Gurgel/Dani Gurgel/Thiago Rabello), encontros envergonhados num elevador em Silêncio (Fabio Cadore/Dani Gurgel), a vista da cidade iluminada à noite, descendo a Estrada Bela (parceria com a compositora americana Maria Schneider), especulações sobre o Gosto do Asfalto (Romulo Fróes/Dani Gurgel), a criança que acredita que o mundo todo era em Preto e Branco (parceria com a cantora e compositora portuguesa Sara Serpa), ou mesmo a visão pessoal de que a cidade é uma composição de cores que, de longe, se misturam em Cinza (Rafa Barreto/Dani Gurgel); Dani transita pelos caminhos urbanos de suas composições. “As poucas canções que não são minhas são aquelas que gostaria de ter composto”, afirma a cantora e compositora.

Viadutos não fecha um ciclo, ainda que fosse essa a conclusão natural. Depois de lançar três discos privilegiando a produção de sua geração no repertório, sendo o último com participação de mais de vinte desses contemporâneos, Dani enfim se aventura em sua escrita e interpretação próprias. Sem deixar de lado o espírito agregador, Dani buscou uma equipe que fosse ao mesmo tempo concisa e heterogênea. Ao convidar os diferentes parceiros de suas canções, não foi outro o espírito. Conciso pelo estilo de composição de Dani, Viadutos ficou então livre para ir do pop ao jazz, da bossa nova aos ritmos africanos, aproveitando a formação musical da cantora como instrumentista - Dani era saxofonista da big band de Roberto Sion, e começou a cantar para interpretar suas próprias músicas.

Colocadas à prova durante uma série de shows no primeiro semestre de 2010, as canções chegaram ao DVD já amadurecidas. “Na hora de gravar o DVD foi muito mais tranquilo, porque os shows já foram ensaios. Em vez de ficar tenso, a gente curte o som.”, revela o produtor musical Thiago Rabello. Com o apoio do Sesi e da Borandá, que lança o DVD, Dani visitou diversas cidades requisitadas pelos seus fãs através de uma pesquisa, que ainda está no ar. Dessa e de outras fala Diga Você, samba ligeiro de Dani e Filó Machado que, não por acaso, teve seu título dado pelo público através do blog.danigurgel.com.br: “Diga Você, o que que diz, o que que toca. Cante, toque e mande de volta. Baixe-me, troque-me, toque-me, peça-me, cante-me, fale-me, ouça.”

A produção musical de Thiago Rabello e Conrado Goys alinhava todo esse repertório com a banda, que é a mesma da turnê, do DVD, e também do show de lançamento: Michi Ruzitschka no violão e guitarra, Debora Gurgel no piano, Daniel Amorin no baixo e o próprio Thiago Rabello na bateria. Para o lançamento dia 7/11 no Auditório Ibirapuera, não bastaria reproduzir o que foi feito no DVD. Dani agrega à equipe do show a diretora Vanessa Bruno, que entra para criar um espetáculo para o palco inspirado naquilo que foi feito em vídeo, colaborando com a mesma equipe de Viadutos.

Música

Loja

Produtos do Artista

voltar Próximos
Newsletter

Preencha os campos abaixo para receber a Newsletter do Borandá

Genero: Enviar Cancelar