Perfil de:
Borandá

Mais Caipira

www.maiscaipira.com.br   www.myspace.com/maiscaipira
Carregando

Caipira: nome com o que se designa o habitante do campo. Equivale a labrego, aldeão ou camponês em Portugal.” As origens da palavra caipira são caapora e curupira, ambas do vocabulário tupi; caapora, cuja tradução literal é habitador do mato. Curupira, por sua vez, designa um ente fantástico, espécie de demônio que vagueia pelo mato, e só como alcunha injuriosa poderia ser aplicado aos camponeses.
Fonte: Câmara Cascudo, Dicionário do Folclore Brasileiro

Foi mais do que natural o reencontro dos cantores Suzana Salles e Lenine Santos e do violeiro Ivan Vilela para realizar o CD Mais Caipira (www.boranda.com.br). Depois do sucesso do primeiro disco do trio, Caipira (2004), apesar de cada um continuar com sua carreira-solo, os três queriam mesmo voltar a esse gênero musical.

Dessa vez vão mais fundo na escolha do repertório. Aliás, escolha é maneira de dizer, a seleção já povoava a cabeça dos três desde antes do projeto nascer. E vai de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano (De Papo pro Ar) a Marciano e Darcy Rossi (Fio de Cabelo), passando por Cacique e Tangará (Caçando e Pescando), Raul Torres (Colcha de Retalhos) e Elpídio dos Santos (Ranchinho Brasileiro).

O primeiro projeto nasceu quando Suzana e Lenine participaram da ópera 22: Antes e Depois, de Arrigo Barnabé, Tim Rescala e Guto Lacaz (2002). Nos intervalos das apresentações, os dois constataram que conheciam um vasto repertório do gênero.

Convidaram o violeiro, compositor e arranjador Ivan Vilela para fazer parte. A decisão por Ivan não foi aleatória, pois além de amigo, o músico tem personalíssima concepção musical dentro do universo caipira. O primeiro álbum, Caipira, deu origem ao DVD de mesmo nome, lançado em 2007 pelo Itaú Cultural na coleção Toca Brasil.

Música

<a href="http://boranda.bandcamp.com/album/trio-caipira">A Dor da Saudade by Boranda</a>

Loja

Produtos do Artista

voltar Próximos
Newsletter

Preencha os campos abaixo para receber a Newsletter do Borandá

Genero: Enviar Cancelar